Deuses não nórdicos

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 em
Durante o período da expansão de Roma na Europa, os romanos encontraram muitas tribos germânicas no outro lado dos rios Reno e Danúbio. Os povos germânicos eram uma constante ameaça para o Império desde a primeira aparição dos Cimbri e Teutões no fim do segundo século a.C. Julius Cæsar enfrentrou eles em sua campanha na Gália, no meio do primeiro século a.C. E em seu livro, chamado Guerras Gálicas, Cæsar foi bastante hábil em distinguir os germanos dos celtas. 
      Mas foi o famoso historiador romano Tacitus, autor da Germania, que nos forneceu alguns detalhes da sociedade, cultura e religião germânica. Porém ele teve pouco contato com as tribos escandinavas, exceto aquelas da penínsola da Jutlândia (Dinamarca), abrangendo mais as tribos germânicas dos atuais territórios da Alemanha, Holanda e Áustria. Além dele outros escritores posteriores também nos forneceram outros detalhes, incluíndo Strabo, Jordanes, e Procopius.
      Note que aqui temos essas divindades que são muitas vezes as mesmas dos nórdicos, como Óðinn (Odin) e Þórr (Thor), mas que são conheciodos por outros nomes, respectivamente Wotan e Donar, na maior parte dessas tribos. Há outras divindades exclusivas de uma tribo em particular, assim como não há entre estes algumas divindades dos escandinavos, sendo o maior exemplo Loki. Clicando nos links abaixo saiba um pouco mais sobre cada um desses deuses e deusas.

Deixe o seu comentário

Postar um comentário