Dia da semana de dedicação:

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 em
A terça-feira, que lhe era dedicada, tinha no antigo nórdico (Old Norse) a denominação de ty(r)sdagr, no anglo-saxão, tïwesdæg (inglês, tuesday), e no antigo alto alemão, zïostag (médio alto alemão, zïestac, de que proveio a forma dialetal zinstag, hoje encontrada no sul da Alemanha). O atual dienstag (médio baixo alemão, dingesdach e em Lutero, dinstag) teve sua origem nas palavras tius thingsaz, do germano primitivo, que deram thingsus, alcunha que o deus tinha no baixo Reno, significando etimologicamente “protetor da assembléia do povo” (dingsus).
Fora da Escandinávia:
Na mitologia dos germanos do oeste, a veneração de Zio como deus supremo é expressamente comprovada na tribo dos sêmnones; entre os saxônios e os godos, Zio transformou-se em deus da guerra e os sacrifícios que lhe eram oferecidos (Tacitus, Germania XL) relembram ter sido ele, em épocas remotas, o senhor da vida e da morte. Outro nome para o deus entre os germanos do oeste é Irmim (palavra que significa “conde”, mais tarde Er); mas Irmim designava, de modo especial, o nome Tivaz, o mesmo Istvaz dos antigos istevones (povo que habitava as margens do Reno), ou o mesmo Ingvaz venerado pelo ingévones (povo germânico das margens do Mar Báltico), que foi identificado com Freyr da mitologia dos escandinavos.
 

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