Gigantes

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 em
Os gigantes são seres comuns em várias mitologias, da chinesa à greco-romana, mas particularmente na mitologia germânica eles ganham, assim como os anões, um papel de maior destaque, estando muito mais presentes nos mitos e lendas. Por exemplo, as crenças medievais em gigantes e dragões, com os quais os cavaleiros pelejavam, são provavelmente influências que vieram em maior escala da mitologia germânica.
Particularmente para os escandinavos, há duas principais categorias de gigantes, mais ou menos como acontece com as duas famílias divinas. Estes são os Jöttin e os Þroll  (Throll ), que em geral, possuem o dom de metamorfose, e dele usam nas suas continuas lutas com os deuses. São gigantes metamorfoseados o famoso lobo Fenrir, a serpente Jörmungandr e o dragão Fafnir. A eles são atribuídos os fenômenos meteorológicos mais violentos, assim como a Þórr (Thor). Desse modo, Þórr e os gigantes são inimigos mortais e várias passagens das Eddas nos apresentam seus violentos combates. Porém, o ser primordial, Ymir, é um gigante, e o próprio Óðinn (Odin), seu descendente direto. Isso comprova a evidente relação entre os deuses maiores e os gigantes.
Há outros seres aparentados aos gigantes, como os espíritos das montanhas da Noruega, e dos alpes bávaros (Alemanha), respectivamente chamados de Dovrefjeld e Watzmann. 
Note que esta página foi totalmente reformulada, ganhando uma nova divisão, com a separação em páginas próprias para cada uma das categorias de gigantes. Tanto entre os Jöttin, quanto entre os Þroll, há aqueles gigantes conhecidos por seus poderes mágicos, os feiticeiros (bruxos) e feiticeiras (bruxas). Assim incluimos também uma sessão especial destes gigantes feiticeiros. Clicando nos links abaixo saiba mais sobre cada um deles.

Deixe o seu comentário

Postar um comentário