NERTHUS A deusa da fecundidade

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 em
Uma das grandes deusas que os ancestrais dos alemães adoraram com muita veneração. Tacitus, o historiador romano, escreveu na sua Germânia no Capítulo XL, as seguintes palavras que fala desta divindade benéfica: 
 
“Esses povos, tomados separadamente, não oferecem nada de notável, exceto o uso, comum a todos, de adorar a deusa Nerthus, isto é, a Terra Mãe; crêem que ela intervém nos negócios dos homens e que seu carro a conduz através dos povos. Numa ilha no Oceano há um bosque consagrado, e , neste bosque, um carro dedicado a deusa e coberto com uma veste; somente o sacerdote tem o direito de nele tocar. Este conhece o momento no qual a deusa está presente no santuário. Ela é conduzida por novilhas e ele a segue com profunda veneração.” 
 
Durante as festas da deusa, não se podia declarar guerra ou lutar, pois Nerthus, sendo deusa da fecundidade e da riqueza, exigia paz e tranqüilidade. Depois o carro e a divindade eram banhados num lago, e Tacitus ajunta: 
 
“Escravos fazem este serviço e logo o lago os engole. Daí o misterioso terror e a santa ignorância sobre um ser que só pode ser visto por aqueles que vão morrer.”  

Este culto da terra nutris era própria dos germanos do oeste; na Escandinávia era o deus Njörðr (Niord), o “Senhor do Mar”, que tinha tal papel; Nerthus e Njörðr são duas formas de uma mesma função, a deificação do elemento nutris, Nerthus é deusa, Njörðr é deus; é provável que ambos derivem de uma única divindade hermafrodita Indo-Européia; personificaria, assim, de maneira concreta, a fecundidade.

Deixe o seu comentário

Postar um comentário