NJÖRÐR (NIORD) O senhor do mar

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 em
O “Senhor do Mar” fonte de vida e capaz de enriquecer navegadores e pescadores; é governante dos ventos; e, para conseguinte, deus da fecundidade, da riqueza e da paz. 
Njörðr (Niord) é o mais velho dos Vanir; de fato, em sua irmã (não nomeada) ele gerou Freyr e Freyja. Foi junto com seus filhos viver em Ásgarðr (Asgard), no lugar chamado Nóatún, junto ao mar, depois da guerra entre os Æsir e os Vanir. Nos mitos ele é casado com Skaði (Skadi), uma giganta que gosta de viver nas montanhas, enquanto Njörðr prefere as praias e o mar.  
O nome Njörðr é cognato de Nerthus, a quem Tacitus nomeia como a deusa (não o deus) da fertilidade do Noroeste Germânico. Uma confusão de sexos como esta não é rara na história da religião. Há sem dúvida uma relação entre Njörðr e Nerthus, e vale notar, de passagem, que os topônimos suecos que terminam em –njard são femininos. Os arqueólogos são inclinados a pensar que essa deusa da Idade Romana, essa deusa-terra promotora da fertilidade, existia já em tempos bastante primitivos na Escandinávia, provavelmente antes da Idade do Bronze.

Deixe o seu comentário

Postar um comentário